quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Será realizada em Barreiras mobilização pelo estado do São Francisco


No dia 19 de agosto será realizado no Ginásio de Esportes da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, a partir das 18 horas a mobilização pelo Estado do São Francisco. A proposta pela criação do estado, feita pelo deputado João Maurício Wanderley, natural da cidade de Barra, completou em 2011, 160 anos. Desde aquela época João Mauricio, o “Barão de Cotegipe”, sonhava com a criação do novo território.

Alguns políticos da região abraçaram a causa e com o Projeto de lei do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) que propõe plebiscito para a criação do estado do Rio São Francisco, no oeste da Bahia, a luta segue firme e avançando consideravelmente.

Com a criação do novo estado 35 municípios deixarão de fazer parte do estado da Bahia e integrarão o novo estado do São Francisco, sendo eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formoso do Rio Preto, Jaborandir, Mansidão, Muquém de São Francisco, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley. O novo estado contará com um território de 174.298 km², e uma população de quase um milhão de habitantes.

A Região Oeste da Bahia possui história de crescimento marcada pelas peculiaridades naturais e econômicas, diferente das demais regiões do estado. O clima predominante Tropical, caracterizado por dois períodos o chuvoso e o seco, verão e inverno, respectivamente, e ainda o relevo composto por duas unidades, a Depressão Sertaneja e o Chapadão Ocidental do São Francisco, todos os rios que banham a região fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

A economia da região oeste se desenvolveu e possui atualmente base diversificada, principalmente no setor agrícola, com destaque para a produção de grãos, que é liderada pela soja, e além de soja a região também se destaca na produção de milho, algodão, feijão, café irrigado, arroz, capim e na fruticultura. A região oeste tem grande destaque na pecuária bovina e a ovinocaprinocultura e vem ganhando força e espaço no ecoturismo e também no turismo. 

Mesmo passando por todo este processo de desenvolvimento é importante ressaltar que diante da realidade sócio-econômica da região do Oeste Baiano, a mesma necessita de investimentos sócio-econômicos na perspectiva de minimizar as desigualdades sociais.

Portanto na próxima sexta, 19, com o evento de mobilização pelo estado, se reunirão no ginásio da Fasb, grandes lideranças como: o governador do estado do Tocantins, o prefeito de Palmas, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios - ATM, deputados estaduais e integrantes da CANORTE, e a entidade responsável pela emancipação do estado do Tocantins, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) e ainda as lideranças da região: prefeitos, deputados, vereadores e todos que lutam pela criação do estado, com o mesmo objetivo priorizar a divisão da Bahia surgindo assim, um novo estado, o estado do São Francisco.

No momento também será lançado um livro que conta a história de criação do estado do São Francisco desde 1824 até os dias atuais.  A publicação tem a organização e textos de: João Alfredo, Pedro de Deus, Clodomir Moraes e Romênia Mariani.

Nenhum comentário: