terça-feira, 16 de agosto de 2011

Produção de mel gera renda para agricultores familiares

Com a crescente valorização dos produtos apícolas no país, agricultores familiares do território do Sertão do São Francisco, intensificaram suas atividades agrícolas para a apicultura com ênfase na produção de mel. Somente esse ano, de janeiro ao final de julho, agricultores do território produziram 483,1 mil quilos de mel, com destaque para os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Remanso e Pilão Arcado, que contribuíram com os bons resultados, atingindo, respectivamente, as marcas de 155, 64, e 63 toneladas de mel.

Ainda completa a produção de mel no território os municípios de Canudos com 61 toneladas, Casa Nova (62 toneladas), Juazeiro (22 toneladas), Uauá (26 toneladas), Curaçá (17 toneladas), Sobradinho (11 toneladas), e Sento-Sé (858 kg). A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), presta assistência técnica e extensão rural, através de capacitações e dias-de-campo, realizados junto aos produtores do território e potencializou em 89% a produção de mel, em 2011.

De acordo com o técnico da EBDA, Carlos Roberto Ribeiro, a empresa capacitou este ano 283 famílias de agricultores, por meio de 15 treinamentos nas principais regiões produtoras de mel. “Nossa meta é realizar mais 42 cursos, totalizando até o final do ano 57 treinamentos, capacitando cerca de 970 famílias”, lembrou o técnico. Compõe o treinamento: práticas de povoamento, alimentação artificial para os enxames e manejo apropriado para a produção.
fonte: gazzeta

Nenhum comentário: