O que é ser professor no século XXI? Essa é uma pergunta para a qual não há resposta fácil. Mas uma coisa é certa, o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz desafios para o professor e o estimula a repensar continuamente sua prática e sua formação. Esta foi a tônica das palestras realizadas no I Seminário de Educação: Qualificação Profissional, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Pilão Arcado – Bahia, na última sexta-feira dia 26 de Agosto de 2011, no prédio da Câmara Municipal, com a participação dos Professores Palestrantes Erlon de Sousa Rocha e Benigno Neto Cavalcante da Rocha, do Núcleo de Conhecimento Brasileiro – Ágora.
As 9:00 h da manhã, a Professora Mércia, da Secretaria Municipal, fez abertura do seminário, com a participação do Secretário Municipal de Educação Professor Francisco, Diretores, Vereadores, e 180 professores da rede municipal de ensino e alunos do Projovem. O hino Nacional Brasileiro foi apresentado por jovens do programa Projovem – Adolescente. Em seguida o Professor Especialista Erlon de Sousa Rocha proferiu a palestra “Postura Docente na Atualidade”, onde frisou a importância do professor estar atento para as múltiplas linguagens e o desempenho democrático de suas funções junto à escola, e , que também se faz necessário entender, inventar e reinventar a prática educativa, compreendendo o ambiente escolar. Aplicando os três vetores: tempo, espaço e velocidade, afirmando a importância da promoção de mudanças estruturais de ação-reação-ação, e , que devemos estar atentos na preocupação do professor em ser plural, estar conectado com o novo, aberto às novas tecnologias, mas sem perder as suas raízes, seus valores e sua vivência.
Durante a tarde, o Professor Mestrando Benigno Neto Cavalcante da Rocha, proferiu a palestra “ “ , sobre o dever dos docentes perante a escola deixando bem claro que o papel do mesmo não é só de transmitir informações, de fazer o papel de receptor, mais vai muito além, perpassa desse a elaboração e a execução da proposta pedagógica até as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Não deixando de mencionar no zelo que o professor deve ter no acompanhamento de todo processo da aprendizagem, assim terá habilidade de detectar as possíveis causas do fracasso no ensino-aprendizagem que por ventura poderá acontecer e assim criar métodos que auxiliarão a recuperar esse aluno.
No final do encontro, os participantes foram certificados e demonstraram satisfação em ter participado do I Seminário de Educação do Município de Pilão Arcado – Bahia.
fonte: portalotamboril
Nenhum comentário:
Postar um comentário