Enquanto trechos da BR 407 estão sendo recuperados, outras pistas, como a BR 235, entre Casa Nova e Remanso, na mesma região, precisam de manutenção; DNIT anuncia investimento de R$ 6 milhões.
Apesar da presença de homens trabalhando na recuperação da BR-407, entre Juazeiro e Capim Grosso, a população da região reclama que outras vias precisam do mesmo serviço. Como por exemplo a conclusão das obras, paralisadas desde as eleições do ano passado, do trecho da BR-235, que fica entre Casa Nova e Remanso. São cerca de 70 km de buracos, o que tem levado dor de cabeça aos motor istas.
De Remanso a Campo Alegre de Lourdes a situação piora. São 120 quilômetros de estrada que nunca receberam pavimentação. A BR se estende por uma longa reta de terra, sem acostamento e sob o sol forte característico da região.
Quando chove o estado da rodovia consegue ficar ainda mais crítico, aumentando os riscos de acidentes. De acordo com Itamar de Oliveira Guimarães, coordenador de conservação rodoviária do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba), “a BR que vai para Campo Alegre de Lourdes faz parte de uma das 15 estradas do Estado de acesso a sedes municipais que nunca receberam qualquer tipo de pavimentação, mas que devem estar na lista de beneficiadas deste ano com previsão de serem concluídas ainda as estradas que estavam em execução no ano passado: Casa Nova/Remanso e Remanso/Pilão Arcado”, diz Guimarães.
Nos trechos atualmente em recuperação, 24 homens da CBV Construtora de Salvador estão fazendo o trabalho de limpeza de acostamento, tapa-buracos e reperfilamento do entroncamento das BRs 122, 235 e 428 entre as cidades de Juazeiro e Petrolina (divisa da Bahia com Pernambuco) até o entroncamento da BR-324 e BA414 em Capim Grosso, num total de 232,9 quilômetros.
Os piores trechos que são motivos de reclamação por parte dos motoristas receberam nos últimos dias o tratamento necessário à melhoria desejada.
“Estamos trabalhando na recuperação da estrada das 8h às 18h tapando buracos e consertando acostamento”, informa o encarregado Rômulo Santana.
O serviço agrada aos motoristas que trafegam na região. “Já se percebe uma mudança boa, pois passamos em trechos que antes eram difíceis e hoje estão melhores, com menos buracos”, afirma o motorista Nelson Ferreira da Silva, que viaja constantemente para o Piauí.
Outro motorista, Clenivardo Rodrigues Souza, com 45 anos de estrada, assegura que o trabalho está ajudando os caminhoneiros.
“Passei e vi os homens trabalhando. É um alívio quando vemos e o resultado é bom para todo mundo, além de diminuir os riscos de acidente e assaltos”, garante.
Os comerciantes das cidades que esperam as reformas de manutenção e até construção das estradas esperam que os serviços realmente sejam feitos, pois do jeito que está “até quem só vem ao município a negócios vai parar de vir e quem vai perder é a população”, disse um comerciante, que não quis se identificar.
O desgaste é grande. As possibilidades de prejuízos com quebra dos veículos assustam e afastam as empresas. Muitas mandam os produtos até Remanso e o comerciante tem que ir buscar.
DOIS ANOS – Segundo o superintendente do DNIT na Bahia, Saulo Pontes, a obra tem recursos na ordem de R$ 16 milhões a serem usados em dois anos. “Nesse primeiro momento serão utilizados R$ 6 milhões até dezembro deste ano”, afirma. Ele diz que será feita uma restauração até que se tenha licitado a obra de recuperação total da rodovia BR-407.
“Esperamos que seja aprovada até junho do ano que vem. Enquanto isso, faremos planejamento e esse serviço de conservação com recuperação de pontos localizados que são considerados críticos”, assegura Pontes.
O superintendente informa que a BR-235, que liga Casa Nova a Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes é de responsabilidade do Derba, e quem deve responder é o governo estadual.
“Em 2008 essas BRs chamadas de coincidentes, que eram cuidadas pelo Estado podem voltar a ter recursos federais. Este ano, três BRs são prioridades na Bahia: a 418, a 135 e a 235”, explica. Saulo Pontes informa ainda que a BR-235, que liga Juazeiro a Uauá, será recuperada e terá contrato assinado até a próxima semana, faltando apenas licença ambiental.
Fonte: A Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário