A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (17/10) projeto de decreto legislativo que autorizava a realização de plebiscito sobre a divisão da Bahia e a criação do estado do Rio São Francisco, para separar o oeste baiano do território do Estado. "A Bahia é indivisível, por isso todos os deputados dos Democratas votaram contra a realização do plebiscito. Não há fundamento constitucional e jurídico - do ponto de vista histórico e econômico – para repartir a Bahia", afirmou o vice-líder dos Democratas, ACM Neto (BA), ao orientar a bancada na CCJ, durante a votação.
O projeto de autoria do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) tramita na Câmara desde 2003. No texto do decreto o autor defendeu a criação do novo estado por que ali localizava-se a ex-comarca do Rio São Francisco, em meados do século XIX. Ele alegou ainda abandono da região pela Bahia, como argumento para realização do plebiscito. Durante a sessão o deputado Roberto Magalhães (Democratas-PE) contra argumentou: "Historicamente quem foi aviltado pela distribuição geopolítica desta região, foi Pernambuco. Foram os pernambucanos que perderam o território da ex-comarca do São Francisco. E hoje, o mérito desta questão é inadmissível. Não há valor histórico suficiente e o interesse é meramente econômico", defendeu Roberto Magalhães.
O vice-líder ACM Neto refutou a alegação de abandono da região da cidade de Barreiras, como disse o autor da proposição. "Todos sabemos que a região de Barreiras é uma grande fronteira agrícola com imenso potencial produtivo. Por isso são obscuros, os interesses reais para criação deste estado, que além de desconfigurar a Bahia, vai trazer mais gastos à União", ponderou Neto.
O líder da Minoria, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) apoiou os Democratas e também orientou o bloco a votar contra a proposta. Ele lembrou que a criação de novos estados não pode ser incentivada de forma aventureira. "Nós criamos recentemente uma Frente Parlamentar contra a criação de novos estados e tivemos a assinatura de mais de 243 parlamentares. Desmembrar um território de um Estado não deve ser feito de acordo com interesses políticos e econômicos sem um estudo detalhado e profundo da questão. Nesse aspecto não há motivo para que a Bahia seja dividida", explicou Coutinho.
a noticia é um pouco velha mais é importante o debate sobre esse assunto.
7 comentários:
vejo com tristeza e vergonha a atitude destes que se dizem representantes da Bahia , que na verdade são usurpadores da liberdade dos baianos! o povo Baiano tem o direito de decidir o que realmente querem! principalmente os sanfranciscanos tem direito de decidir se continuam subjulgados ás elites litoraneas ou terão a liberdade de a partir dos seus barrancos contruirem sua história de liberdade ...
o povo elege o presidente o povo elege o governador o povo elege prefeitos senadores e deputados, eles estao la e ele fazem uma desfeita dessa se o povo quer a criaçao do novo estado voces tem que trabalhar nisso voces sao colocados ai pra fazer algo por nos e voces faz isso, eu agradeço de os deputados que apoiaram a criaçao do estado e perdou a queles que e contra.
E claro que eles e contra por eles nao sabem o sofrimento do povo do oeste, esse que sao contra são os primeiros a abandonar a região oeste eu sou a favor da criaçao do estado o novo casulinha do brasil.
BARREIRAS E REGIÃO lutem para que seus sonhos virem realidade por que se esperarem pelos deputados eleitos por voces esse estado nunca vai ser criado coloquem faixas nos carros motos caminhao e etc, e vao a luta.
Meu deus, por acaso vcs estão ficando loucos?É como é que se diz baiano e quer dividir o etado em dois!é muito dificil viu, "A BAHIA É INDIVISIVÉL",Porque não tentarm dividir ha 400 anos,onde tudo estava começando e não existia as regioes pobres e as ricas do estado.Hoje querem criar o estado do são franscico,essa é boa!O MAL DE ALGUNS BAIANOS É A INGRATIDÃO!Pense baianos que querem fazer isso,pois a bahia sempre vai ser uma só!
para mim o estado do São Francisco seria perfeito. E espero que não demore a acontecer. Os governates abandonam as cidades pequenas do vale. Já que estão assim deixem, que elas cuidem delas própias.
Salve o estado do São Francisco!.
Eu soubarreirense e luto para que isso ocorra, pois melhoraria a cidade em vários pontos!!
Postar um comentário