O tráfico de drogas vem se estalando em muitas cidades do interior. Muitos traficantes vêem se estalando em cidades de pequeno porte onde a fiscalização é menor e a facilidade para aliciar jovens, adolescentes e até crianças é maior.
Pilão Arcado passa atualmente por essa problemática, há algumas semanas a cidade foi abalada com a noticia de que muito dos seus jovens estariam envolvidos de alguma forma com drogas. A polícia em investigação chegou até o, possível, traficante; donde teria vindo informação de que muitos jovens já teriam sido aliciados por ele.
Daí o inevitável acontece: Vem a exposição de inúmeros jovens que supostamente estariam envolvidos, gerando um desconforto familiar imenso e ainda a discriminação dos mesmos. O que fazer então? Como combater essa situação? Muitos acham que a repressão seria a melhor forma de combater, mas ela por se só não resolve o problema.
Uma cidade em que os jovens têm como lazer sentar-se à porta de um bar e passar a noite bebendo nunca conseguirá desligar-se desse problema. Não existe uma formula que consiga acabar com essa situação. Mas, com certeza, a sociedade tem que perceber que não se trata de um problema do vizinho. É um problema comum e deve ser entendido dessa forma para poder combatê-lo. Mais oportunidades de emprego, estudo, lazer, tudo isso dificulta a entrada no mundo das drogas.
Aos cidadãos resta a cobrança social e a participação, sair do imobilismo. Deve-se fazer do esporte uma válvula de escape. Reestruturar o fustsal pilão-arcadense, futebol de campo, corrida, festival de música etc. Fazer desses projetos uma cultura da cidade assim como o Carnaval e Santo Antônio. E não uma marca de um prefeito.
3 comentários:
Prezado Robson,
Ações educativas por parte das autoridades municipais, tais como a implantação de infocentros para a juventude, campanhas escolares de cunho social das e nas quais os jovens possam se empenhar e consumir o seu tempo ocioso, torneios de futebol, xadrez, damas, etc, são ações que podem ser implementadas e que já são sucesso em outros municípios.
Pedro de Alencar
Banco do Brasil - Pilão Arcado
verdade!
Tudo isso ajuda muito. É uma pena essas ações não são implatadas. Secretarias de educação, eporte, cultura devem se juntar e colocar em pratica esse tipo de porjeto.
ha uma demora p/ responder os comentário.
procurarei diminuir esse tempo. Fico muito feliz em ter leitores que opinem. Sinal que o blog esta funcionando.
Estou aberto a sugestões, criticas etc. Tudo é valido se o objetivo é melhorar.
Abs.
Postar um comentário